Mulher é presa por maus-tratos após pintar gata com tinta para madeira em Araxá
Não havia água e comida disponíveis para animal de estimação na casa da tutora
Por: Redação PatosJá
Fonte: Polícia Militar - Lorena Teixeira

Uma mulher, de 37 anos, foi presa por maus-tratos após pintar uma gata com uma tinta rosa para madeira no último domingo (20), em Araxá. De acordo com a denúncia, também não havia água e comida disponíveis para o animal de estimação na casa da tutora.
Agentes da Delegacia do Meio Ambiente localizaram a suspeita na cidade, que teria confirmado a autoria do crime. A investigação apontou que a mulher vive em uma situação precária e em uma residência insalubre, sem condições de manter um animal.
A gata foi resgatada e entregue aos cuidados de uma pessoa depositária, responsável por guardar e conservar bens ou animais apreendidos durante fiscalizações ambientais. A tutora foi encaminhada à Delegacia de Plantão para as diligências cabíveis.
Ressalta-se que ainda não há uma legislação específica que proíba pintar animais domésticos, mas a prática é questionável, uma vez que as pinturas podem causar sofrimento, estresse ou danos à saúde do animal devido às toxinas dos produtos.
No entanto, a Lei de Crimes Ambientais prevê sanções penais e administrativas para quem maltrata animais, incluindo penas que variam entre dois a cinco anos de reclusão, mais o pagamento de multa. As denúncias contra a prática podem ser feitas por meio do 190.
Leia também